Culto do BeBê PDF Imprimir E-mail
(O culto do bebê é um culto em ação de graças pela vinda de um bebezinho ao lar. Não é culto ao bebê, mas sim "Culto do Bebê". Pode ser realizado tanto no lar como na igreja. O programa que ora apresentamos é apenas uma sugestão que poderá ser modificada de acordo com as necessidades de cada circunstância)

PROGRAMA

- Introdução (uma poesia)

Uma Verdade Antiga
(Helen Breneman)

Como já foi dito por muitos
A história é antiga
E nem é preciso
E repetido...
Mas não mudou: Nova interpretação -
Os nenéns dos céus nos vêm
A criancinha é arauto
O rostinho é uma graça celeste
Enternecer o coração endurecido.
Um pequenino que Deus enviou
Dada a cada geração.


- Apresentação do bebê e seus pais
- Oração de gratidão
- Hino
- Leitura Responsiva

Dirigente– "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu".
Todos – Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão".
Dirigente – "Oh! Senhor, da boca dos pequeninos e crianças de peito tiraste o perfeito louvor".
Todos – Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele".
Dirigente – Disse Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis porque dos tais é o Reino de Deus".
Todos – "Por este menino orava eu; o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi".

- Cânticos (programar a participação de crianças)

- Oração da Mãe

"Senhor, tu me deste um filhinho... quantas promessas, quantas esperanças, encerradas neste corpinho rosado e pequenino. Concede-me, Senhor, que mereça esta bênção, que me esforce por ser a mãe que tu queres que eu seja. Dá-me suavidade nas mãos para acariciá-lo, doçura na voz para falar-lhe, coração grande para compreendê-lo. Tu me deste um filhinho... que grande responsabilidade a minha, agora! Tenho um corpinho para cuidar. Concede-me sabedoria para que possa conservá-lo são e forte. Tenho também uma mente para cultivar. Que eu saiba escolher a palavra sábia que o oriente. Mas, acima de tudo, Senhor, tenho uma alma para zelar. Que, com a tua ajuda, eu possa fazer dele um cristão verdadeiro, em todos os sentidos. Que eu seja a companheira de meu filho, acompanhando-o e auxiliando-o em todos os momentos. Sobre tudo, Senhor, que eu seja o exemplo que ele possa imitar. Que seja a minha vida nobre e reta como mulher que teme a Deus. Tu me deste um filhinho... Ajuda-me a fazê-lo teu! Amém".

- Oração do Pai

"Senhor, deste-me uma missão especial, pondo em meu caminho uma criança para que eu a ajude a cresce. Senhor, que privilégio o meu: assistir-lhe os primeiros instantes de vida; ensinar-lhe as primeiras palavras; segurar suas mãozinhas para os primeiros passos; estimulá-la nas suas primeiras descobertas; responder suas curiosidades; juntar suas mãozinhas para as primeiras orações; fazê-la crescer em estatura; sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Senhor, que grande alegria estou sentindo! Mas que responsabilidade também! Inspira-me e mostra-me como agir. Que não a faça tropeçar nos caminhos da vida, mas que eu saiba amá-la em sua espontaneidade, compreendê-la nos seus problemas e anseios, orientá-la no Caminho Verdadeiro. Amém"

- Fala a Vovó (poesia)

Ser avó é voltar a ser criança
Ser avó é sentir felicidade
Ser mãe é dar o coração, eu creio,
É fazer tudo pelo neto amado
É conhecer um amor doce, profundo
Mas ser avó, que sonho abençoado!
É povoar a vida de esperança
É viver de carinho, de ansiedade
É viver de ilusão num doce enleio
É reviver todinho o seu passado
É resumir nos netos o seu mundo!
É amar no neto o filho idolatrado!

- Mensagem
(Em uma folha de cartolina colar ou desenhar a figura de um bebê – cabeça, corpinho vestindo um macacão, as mãozinhas, os pezinhos, e separadamente fazer um coraçãozinho – recortar as diferentes partes para trabalhar em um flanelógrafo. A medida que for colocando cada parte,
deverá ser feito um breve comentário, bem como a leitura de um texto bíblico que trate do assunto)

Introdução

Jesus também foi criança, e como tal crescia, ou seja, desenvolvia-se no físico, no intelecto e no espírito, diante de Deus e dos homens (Lucas 2.52). E, hoje, nossos filhos também precisam desenvolver-se nessas três áreas (Ler Provérbios 22.6).

Cabeça

Leitura Bíblica – Isaias 23.6; 1 Coríntios 2.16 – Para que nossos filhos sejam preparados para receber os ensinamentos bíblicos, é necessário que primeiramente os pais tomem esta iniciativa em relação a si mesmos, procurando ter suas mentes firmadas em Deus, para daí poderem levar seus filhos a terem esta experiência.
Ter a mente de Cristo é ter mente pura, cheia de pensamentos bons! É isso mesmo que desejamos para os nossos filhos?

Tronco

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 6. 19-20 – A Bíblia deixa claro que o nosso corpo é a moradia, a habitação do Espírito Santo. Há necessidade, portanto, de cuidarmos do corpo d0o bebê para que cresça e se desenvolva sadio. Desde cedo, a criança deve ser ensinada a zelar pela sua saúde, alimentando-se bem e tendo hábitos sadios de higiene. O pequenino ser necessita que cuidemos do seu frágil corpinho.

Mãos

Leitura Bíblica – Eclesiastes 9.10 – Como mães é nossa responsabilidade ensinar a criança a usar as suas mãos para fazer o bem; a estar sempre disposta a ajudar; a colocar as suas mãos à disposição do próximo.

Pés

Leitura Bíblica – Salmos 26.12 – A criança ainda não sabe andar sozinha e por isso necessita da ajuda da mamãe para levá-la a vários lugares. A Bíblia nos alerta sobre isto: "Ensina a criança no caminho em que deve andar". Quais os lugares para onde desejamos ver nossos filhos sendo levados pelos seus próprios pés? Procuremos ensiná-los a andar no caminho certo, "porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína" (Salmos 1.6).

Coração (colar no peito do bebê)

Leitura Bíblica – Provérbios 4.23 – O coração representa a fonte de vida, de existência do ser humano. Também o coração é uma fonte de alegria, quando nele estão contidas as verdades de Jesus. Por isso, a mãe que ama seu filhinho e tem interesse por sua vida presente e futura, deverá ensiná-lo desde cedo a amar a Jesus.

- Entrega de uma Bíblia para o bebê e de um buquê de flores para a mamãe.
- Oração de Encerramento pelo Pastor da Igreja ou ancião ou diretor(a) J.A
 
< Anterior   Seguinte >