Início seta Estudos Bíblicos seta Sejamos fortes e corajosos

Sejamos fortes e corajosos PDF Imprimir E-mail


                                                                                            
Pr.  João da Cruz Parente

CORAGEM!

Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma". Atos 23. 11 (nvi).

Paulo está ansioso e apreensivo quanto às coisas que lhe acontecerão. Poderá ser morto em Jerusalém e, assim, seus planos de levar o evangelho até Roma, e daí para o ocidente, talvez nunca se realizem. Deus lhe aparece nesse momento crítico, encoraja o seu coração e assegura que ele dará testemunho da sua causa em Roma. As Escrituras registram que Deus apareceu a Paulo três vezes para reafirmar-lhe isso (18. 9,10; 22.17,18; 23.11; cf. 27.23-24). (bep).

SEJAMOS FORTES E CORAJOSOS, DEUS NÃO NOS DEIXARÁ

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará. - Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. - O SENHOR é quem vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes. Deuteronômio 31. 6 a 8 (ara).

NÃO TE DEIXARÁ. O NT aplica essa promessa a todos que sinceramente receberem a Cristo como Senhor e Salvador (Hb. 13.5). (1) Os crentes recebem a garantia de que, se amarem a Deus acima de todas as coisas, e se puserem nEle a sua confiança acima das coisas materiais, o Senhor nunca os deixará, nem os abandonará, mas será seu ajudador (cf. I Rs. 8.57; Tg. 1.5; ver Mt. 6.30.33 notas). (2) Mediante essa promessa, devemos "esforçar-nos e animar-nos" (v.6), e perseverar nas provações, resistir as tentações, confiar no Senhor e obedecer-lhe plenamente. (bep).

SEJAMOS FORTES, CORAJOSOS E FIÉIS A PALAVRA DE DEUS

Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. - Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Josué 1. 6 e 7 (nvi).

Para possuírem a terra prometida, Josué e os israelitas precisavam comprometer-se a obedecer à Palavra de Deus escrita. A Palavra de Deus escrita no "Livro" (i.e., as Escrituras, v. 8) devia ser sua autoridade máxima em confronto com todas as idéias, tradições, ou religiões humanas. Esse princípio aplica-se igualmente aos fiéis do antigo concerto e do novo concerto. (bep).

SEJAMOS FORTES E CORAJOSOS, PARA ENCORAJAR A OUTROS

Disse-lhes Josué: Não tenham medo! Não desanimem! sejam fortes e corajosos! Josué 10. 25a (nvi).

Em Josué 1. 1 a 9, lemos a respeito de Deus dando uma grande "injeção" de ânimo em Josué. Quando Deus opera em nossas vidas, abençoando-nos, é com o propósito de que sejamos uma benção na vida de outras pessoas.

SEJAMOS FORTES, CORAJOSOS E ESPEREMOS NO SENHOR

Amem o SENHOR, todos vocês, os seus santos! o SENHOR preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem. - Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no SENHOR! Salmo 31. 23 e 24 (nvi).

A oração do Salmo 31 externa o clamor sincero de todos os crentes que sofrem com enfermidades, contrariedades, opressão do mundo ou dos inimigos da justiça. Revela que em tempos de grandes lutas, podemos abrigar-nos "no secreto da tua presença" (v.20). (bep).

Uma exortação final para ficar firme e corajoso, estribando-se no amor de Deus que, finalmente, a tudo retribuirá, bem ou mal. (bs).

SEJAMOS FORTES E SUPORTEMOS OS FRACOS

Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Romanos 15. 1 (arc).

Paulo considera-se um dos "fortes". Ele percebe a consciência mal formada dos "fracos" como uma fraqueza real; não obstante, ele enfatiza a responsabilidade dos "fortes" em dar apoio aos "fracos". E não encoraja sentimentos de orgulho, nem que o crente se vanglorie de sua liberdade em questões ofensivas para os crentes débeis. (beg).

SEJAMOS PESSOALMENTE FRACOS, MAS FORTES EM JESUS

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então, sou forte. II Coríntios 12. 10 (arc).

Essa fortaleza não podia ser encontrada no próprio apóstolo; não estava em foco a sua força, e, sim, o poder de Cristo, conforme encontramos no nono versículo deste capítulo; pois o poder de Cristo tomava conta do apóstolo quando ele se achava fraco em si próprio. (nti).

FORTALEÇAMO-NOS, NO SENHOR

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Efésios 6.10(nvi).

Temos aqui a convocação dos crentes a buscarem o poder espiritual, tão plenamente ilustrado em Efésios 1.19-23. É somente através do poder de Deus, que ressuscitou e exaltou a Cristo, assim conquistando todos os seus adversários (ver Col. 2.15), que podemos esperar obter uma vitória similar. Esse poder nos é conferido, através da influência e operação do Espírito de Deus (nti).

 
 
< Anterior   Seguinte >